O método mais comum para verificar se uma pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso é o cálculo do IMC- índice de massa corpórea, calculado pela fórmula:
IMC= peso (em kg)/ altura em metros ao quadrado.
Um valor acima de 25 indica sobrepeso, enquanto um valor acima de 30 já indicaria Obesidade.
Porém, este cálculo não leva em consideração a composição corpórea e as proporções de massa adiposa (gordura) e massa magra (músculo, osso e água), o que pode levar a erros de interpretação.
Por exemplo, um indivíduo com alto índice de percentual de massa muscular, pode apresentar um IMC acima de 30 e ter um percentual de gordura excelente.
Por outro lado, uma pessoa adulta com IMC de 24 (considerado normal), pode ter um alto percentual de gordura e inclusive com acúmulo de gordura na região abdominal (gordura visceral), que gera maior risco de doenças cardiovasculares.
Por isso, é importante analisar a composição corpórea.
O exame de bioimpedanciometria é um método rápido, acessível e que oferece vários dados importantes para o diagnóstico e tratamento do Sobrepeso e Obesidade.
Durante a evolução do tratamento é interessante analisar os resultados sequenciais da Bioimpedância a cada 4 meses para observar as mudanças da composição corpórea e se o paciente está perdendo peso e conseguindo manter ou até mesmo aumentar o seu percentual de massa muscular.
Saiba mais sobre o exame:
Qual a finalidade do exame?
Na Clínica Clee, você pode realizar o exame de bioimpedância tetrapolar, que analisa os seguintes parâmetros:
Quer saber mais, entre em contato conosco! Temos uma equipe multidisciplinar para cuidar de você.
Fone: 81 – 3877-1243 / 81 – 98258-4727 (Whatsapp)